Por causa de seu grande uso, ele se tornou alvo dos criadores de vírus, os quais exploraram uma brecha de segurança existente no Windows quando o pendrive é plugado. Essa brecha se chama autorun.inf, que é um arquivo utilizado pelo Windows para executar automaticamente algum aplicativo contido em um CD, DVD ou, em nosso caso, um pendrive. Esse arquivo, quando existente no diretório (pasta) raiz do dispositivo, é executado automaticamente assim que o dispositivo é carregado ou plugado no computador; e é exatamente aí que o vírus se instala em seu computador. Uma vez que isso acontece, geralmente todos os pendrives plugados no computador acabam sendo infectados para que esses possam espalhar o vírus para outros computadores.
Atualmente, os antivírus têm evitado qualquer execução de software suspeito no pendrive, movendo-o para uma espécie de lixeira, chamada de Quarentena, onde é mantido por 40 dias (como o próprio nome sugere) e depois excluído definitivamente; porém muitos computadores, mesmo com antivírus atualizados, acabam sendo e permanecendo infectados por esses vírus.
A solução mais eficiente para imunizar seu pendrive e evitar que ele seja infectado e espalhe vírus para outros computadores é bloquear a escrita do arquivo autorun.inf no diretório raiz do pendrive. Isso pode ser realizado de algumas formas.
1ª forma
A forma mais fácil e prática de proteger seu pendrive é criar uma pasta com o nome autorun.inf no diretório raiz de seu pendrive. Crie do modo simples ou já verifique se há um arquivo autorun.inf, apagando-o e criando a pasta pelo Prompt de Comandos:- Abra o Prompt de Comandos (pressione as teclas Windows + R, digite CMD e pressione Enter).
- Digite a letra da unidade onde seu pendrive foi montado seguido por dois-pontos (por exemplo: “E:”) e pressione Enter.
- Digite o comando del /F /Q /A autorun.inf & mkdir autorun.inf e pressione Enter.
2ª forma
Esta forma de proteger o pendrive contra vírus é, na minha opinião, a que tem o melhor “custo x benefício”, pois é relativamente fácil e bastante segura. Com esta forma, a pasta autorun.inf é protegida contra remoção (o Windows não consegue removê-la por vias normais).
Para evitar que a pasta autorun.inf seja apagada, um arquivo (ou pasta) com um nome tratado de forma especial pelo Windows deve ser criado dentro da pasta autorun.inf, como “lpt1″, “com1″ e “aux”, por exemplo.
A execução mais segura dessa forma de proteção é utilizar o Linux para simplesmente criar um arquivo chamado “lpt1″ (por exemplo) dentro da pasta autorun.inf:Ou como muitos não usam linux, recomendo um programa chamado Flash Desinfector, que já faz todo esse trabalho. Mas atenção: ao usá-lo, ele bloqueará todos os autoruns, inclusive de cd's e dvd's de softwares ou jogos, tendo então vc que abrir o cd ou dvd manualmente pelo 'Meu Computador'.
Baixe o Flash desinfector:
http://www.pplware.com/downloads/software/Flash_Disinfector_www.pplware.com.rar
Após descompactar e clicar nele, aparace uma mensagem, neste momento plugue seu pendrive, cartão de memoria ou qualquer outro dispositivo USB que vc use para guardar arquivos, clique ok. O sistema pode congelar por alguns instatnes, isso é normal. Pronto! Seu pendrive está imune!
Vou postar somente essas 2 formas, pois são faceis e relativamente seguras, qualquer dúvida poste nos comentários. Aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nada de ofensas, palavrões, baixaria, etc... Sujeito a remoção e retenção por IP.