Fazendo Root em aparelhos com Android
Fazer o root de um aparelho com o sistema operacional Android é uma maneira de melhorar bastante o desempenho dele
De certa forma, o root (raiz) de um dispositivo com Android é semelhante ao jailbreak do iPhone, tanto no aumento das possibilidades do aparelho quanto no quesito legal, já que ambos os processos podem anular a garantia do aparelho.
Além disso, existe uma pequena possibilidade de algo dar errado, e seu telefone parar de funcionar. Portanto, um alerta desde o começo: se você desejar o poder liberado com o root, faça-o por sua própria conta e risco!
Para entender melhor o que significa ter um telefone “rootado”, basta se lembrar da diferença entre um usuário normal e um administrador no Windows, ou o uso do comando sudo no Linux. As permissões e capacidades desses usuários permitem a alteração de configurações avançadas que usuários normais nem desconfiam que existem.
Mãos à obra:
Direto no Android
Existe uma maneira de fazer o root do seu Android direto no telefone, e ao contrário da maioria dos processos que você encontra na internet, neste caso é possível também limpar o acesso ao superusuário.
Para isso, você deve permitir que seu telefone instale aplicativos obtidos fora do Android Market. Para tanto, basta acessar as configurações do aparelho na seção Aplicativos e acionar o comando “Fontes desconhecidas”. Com isso, é possível instalar programas com extensão APK.
O próximo passo é baixar e instalar o Universal Androot, que você pode obter clicando neste link. Depois de transferir o arquivo para o SD do smartphone, instale o programa normalmente.
Acione o Universal Androot a partir do menu de aplicativos do Android e libere o acesso root tocando no botão “Root :-)”. Caso queira reverter o processo em algum momento – quando vender o aparelho para comprar seu próximo Android, por exemplo – basta ativar o software novamente e acionar o comando “Unroot :-(“..
Pelo computador
Outra maneira fácil e conhecida de liberar o acesso ao superusuário do Android é através do PC. Para isso é necessário a instalação do SuperOneClick, que irá criar o root no aparelho.
Este aplicativo só está disponível – por enquanto – para Windows e, assim, usuários Mac e Linux deverão encontrar uma maneira de rodar o ambiente da Microsoft para aplicar esta alteração em seus aparelhos.
Depois de instalar o SuperOneClick, conecte o smartphone ao computador pelo cabo USB, e desative a montagem do cartão.
Voltando ao PC, inicie o SuperOneClick e acione o botão “Root”, do topo da interface. Uma série de textos serão exibidos na parte inferior da tela do aplicativo, informando os processos realizados pelo programa. Assim que o Android estiver rootado, um diálogo “Device is rooted” será exibido.
Para ver como ficou no aparelho, no menu de aplicativos do Android, procure por ícones que não estavam lá antes, normalmente com legendas como “Superuser”, “SU Whitelist” e “Root user”. Esses nomes variam de aparelho para aparelho, e também dependem do processo usado para liberar o superusuário.
Cada aplicativo tem um sistema diferente de exibir as configurações e outros elementos do usuário root.
Pronto! Agora aproveite as vantagens de superusuário do seu Android.
Fonte: http://www.tecmundo.com.br
0 comentários:
Nada de ofensas, palavrões, baixaria, etc... Sujeito a remoção e retenção por IP.